terça-feira, 15 de junho de 2010

O orgulho de ser paraibano?

Sempre tive vergonha de vestir qualquer tipo de vestimenta que mostrasse, ou simbolizasse, as cores do meu estado, ou de qualquer outro lugar, pois como todo jovem revoltado, não me sentia representado por nossas instituições governamentais, e sendo assim, criei um asco a determinadas simbolizações.
Porém o tempo não parou, e aquilo que tinha em mente em determinada épocas mudaram, afinal de contas não sou mais um jovem mimado e revoltado, sou agora um adulto responsável e revoltado, no entanto, mais maleável. Decide, portanto, usar as cores do meu estado, da minha terra.
Em um primeiro momento tentei usar tais representações, como a bandeira, de forma que representasse uma certa satisfação e bairrismo por essa localidade, mas como antes não me senti confortável. Daí pensei em usar não mais a bandeira, mas experimentar apenas usar vestimentas com cores referentes ao nosso “manto sagrado”.
Saí de casa, fui ao trabalho, e logo alguém me confortou, perguntando-me se eu estava de luto, visto a camisa de cor preta que vestia, no calor de muitos graus. Tal pergunta, ou comentário, foi o que me fez melhor identificar com nossa bandeira, pois Eu, como João Pessoa, NEGO, nego usar tal representação, nego ser um bairrista, nego está de luto por um representante das minorias. Também NEGO ser representado por nosso não tão viril governador, Zé (Pomba) Maranhão, da mesma forma que NEGO a evolução política e social do nosso estado.
Resumindo, ainda enxergo o nosso estado como o via na minha adolescência revoltada, um CU(rral) eleitoral, sendo o povo paraibano massa de manobra de representantes da classe minoritária, que em nada se comprometem com o desenvolvimento dessa região, e que a fazem uma das mais sub-desenvolvidas do Brasil, motivo de piada nacional. A única coisa que me sinto representado nas cores que estampam a nossa bandeira e o preto de luto, não por João Pessoa, mas pelo o povo em quase sua totalidade, e o vermelho pelo sangue em sacrifício da nossa população, que em troca do clientelismo público e privado aceitam o jogo político oligárquico da Paraíba, esse jogo eu NEGO!

Eu NEGO Zé Maranhão

Eu NEGO João Pessoa

3 comentários:

Sara disse...

Muito bem dito.

Anônimo disse...

Tiranossaurus Solanus! Tá com um belo estilo de escrita. Parabéns.

Unknown disse...

Muito criativo. Zé Pomba...NEGO, João Pessoa tb NEGO